quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que é o ruído?

O QUE É O RUÍDO?

O ruído é um som ou conjunto de sons desagradáveis e/ou perigosos, capazes de alterar o bem estar fisiológico ou psicológico das pessoas, de provocar lesões auditivas que podem levar à surdez e de prejudicar a qualidade e quantidade do trabalho.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ruído Rosa


O ruído rosa caracteriza-se por manter a potência (energia) igual entre todas as oitavas sonoras (e também em qualquer outra escala logarítmica). Em termos de uma banda de freqüência constante, o ruído rosa decai numa razão de 3 dB por oitava. Em altas freqüências o ruído rosa nunca se torna dominante tal qual o ruído branco que possui energia constante em função da freqüência (o ruído branco é rico na programação de altas frequências).

Ruído Rosa (esquerda) e Ruído Branco (direita) num espectro FFT
O sistema auditivo humano percebe as freqüências conforme a escala de Bark e tem alta sensibilidade nas freqüência de 2-4-Hz. A percepção da diferença entre o ruído rosa e o ruído branco é facilmente perceptível aos ouvidos humanos mesmo considerando que as maiores diferenças encontram-se nos extremos do espectro de freqüências.














quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ruido Branco



RUIDO BRANCO






  • O ruído branco é um tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências . O adjectivo branco é utilizado para descrever este tipo de ruído em analogia ao funcionamento da luz branca, dado que esta é obtida por meio da combinação simultânea de todas as frequências cromáticas.


  • Por conter sons de todas as frequências, o ruído branco é frequentemente empregado para mascarar outros sons (imagine o seguinte exemplo: numa conversação entre duas pessoas, seu cérebro consegue captar claramente a voz do interlocutor e compreendê-la. Mesmo com três ou quatro interlocutores isso ainda é possível. Entretanto, se 1000 pessoas falam simultaneamente, não há como seu cérebro captar uma voz isoladamente.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

classificação
Ruído natural - refere-se à ruídos de causas naturais tais como Radiação cósmica de fundo, ruídos atmosféricos, ruídos inerentes a dispositivos passivos e ativos da eletrônica
Ruído artificial - refere-se a ruídos de causas artificiais, como por exemplo, ruídos de interferência
Ruído exógeno - refere-se às interferências externas ao processo de comunicação, como outra mensagem.
Ruído endógeno - refere-se às interferências internas do processo de comunicação , como perda de mensagem durante seu transporte ou má utilização do código.
Ruído de repertório - refere-se às inteferências ocorridas diretamente na produção ou interpretação da mensagem, provocadas pelo repertório dos emissores e receptores.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

RUÍDO

RUÍDO

No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Na electrónica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ruído

Olá nós somos os RZM